terça-feira, 31 de março de 2009

Curvas na medida certa

As clínicas de estética não param de lançar tratamentos e técnicas para combater as estrias, celulite, flacidez e estresse. Pode não parecer, mas um pouco de argila, um pedaço de plástico e uma manta térmica são ótimos aliados para reduzir depressa a “barriguinha” e a celulite. Pelo menos é o que promete a técnica do body wrap, ou corpo enrolado.

“A aplicação começa com uma esfoliação no abdome e nas coxas. Depois, coloca-se na região uma máscara de argila marinha enriquecida com proteína e colágeno, extrato de hera, extrato glicólico de centella asiática e sais que tem por objetivo drenar e desintoxicar o corpo. Na seqüência, bandagens de gesso são dissolvidas em um sal de talassoterapia e com elas se engessa as áreas problemáticas”, explica a esteticista Leila Caltabiano.

O processo dura cerca de 15 minutos, mas a massa permanece no corpo por três horas. “É possível praticar atividades normalmente, porque a área é protegida com filme plástico”, afirma a especialista.

Estresse
Além de combater a celulite e reduzir medidas, o body wrap elimina as toxinas, aliviando os sintomas de insônia, TPM e cólicas menstruais, entre outros males.
O body wrap é desintoxicante, limpa os poros, é calmante e dá um bem estar incrível.
O procedimento faz com que as células percam água, reduzindo medidas quase instantaneamente.

Por: Luana Godoy

segunda-feira, 30 de março de 2009

Banho de parafina para mãos e pés

Hidratar o corpo também significa usar cremes nas mãos e pés. Nunca se esqueça deles, pois são consideradas as regiões mais secas do corpo humano. As mãos são lavadas várias vezes ao dia com produtos muitas vezes agressivos, além de ficarem expostas a ação dos raios ultravioletas.
Por isso nada mais justo que uma boa hidratação nelas.

Já os pés ainda sofrem com o aparecimento de rachaduras, fissuras e calosidades. Somente os cremes não são capazes de recuperar ou reverter esse quadro. A Terapia de Parafina Cosmética é uma opção para quem quer resultados rápidos e satisfatórios.

A hidratação com parafina mantém o ph da pele, combate o envelhecimento e evita que ela sofra danos físicos e químicos. Além de deixar sua pele macia, suave e hidratada.

E pele macia é o resultado, com pelo menos quatro sessões consecutivas da terapia. O processo é simples. Primeiro retira-se a cutícula normalmente. Depois, as mãos ou pés são submersos por 15 minutos em parafina derretida, num equipamento (banho Maria).

Após a submersão, o pé ou mão é embrulhado numa luva plástica e em outra de tecido por cima para manter o calor e a parafina continuar a agir. A parafina sai com facilidade e finaliza com um creme hidratante.

O resultado são mãos rejuvenescidas. Para os pés, não há ação melhor e mais eficaz para combater as rachaduras e calosidades. A pele também fica com brilho e as unhas muito mais fortes.


Fonte: Terra

sexta-feira, 27 de março de 2009

Massagem com pedras quentes

A terapia das pedras quentes é a aplicação de termoterapia, utilizando pedras na massagem do corpo. Elas causam um efeito penetrante e alternado com pedras extremamente quentes e frias, que deslizam sobre o corpo, conseguindo produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto benefício para o ser humano.

A temperatura é adaptada individualmente para cada caso, sendo que as pedras ao caminharem sobre os músculos transmitem uma energia que religa a força interior.

É um método contemporâneo de técnicas multifacetadas, baseado na termoterapia de temperaturas quentes e frias, visando beneficiar o organismo
por inteiro. Elas produzem respostas sedativas e reenergizadoras.

Há muitas variedades de pedras que se pode utilizar nas massagens, as mais apropriadas são as que têm, no interior substâncias térmicas para manter o calor por longo período. Com as pedras frias a mais indicada é a pedra de mármore.
Dicas

Má circulação colocar na planta dos pés pedras frias e massagear a perna com pedra quente (contra-indicado para quem tem problemas de varizes). O contraste térmico ativa a circulação, melhorando o inchaço, dores nas pernas, etc.

Enxaqueca massagear a fonte com pedra fria.

Cólica Aquecer as pedras e colocar na barriga sobre um pano.

Por: Andréa Medeiros

quinta-feira, 26 de março de 2009

Spa Acomodações







O NATURALSPA dispõe de apartamentos - individual, duplo, triplo e quádruplo. Todos possuem cama-box, TV, ventilador, ar condicionado split, frigobar, closet e banheiro, além de varandas, com vista para os coqueiros e piscinas, apartamentos duplos, triplos e quadrúplos - compartilhar apartamentos.

Como as pessoas não são iguais entre si, a boa educação a lógica e o bom senso devem caminhar lado a lado para que o compartilhamento dos apartamentos, se traduza em boa convivência.
A partir do momento em que a pessoa opta por compartilhar apartamento, é indispensável que tenha em mente todas as noções acima (a boa educação a lógica e o bom senso) para garantir sua convivência, sem surpresas desagradáveis e livres de qualquer tipo de problemas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Spa Atividades

As aulas de hidroginástica ocorrem em piscinas, coberta (aquecida) e ao ar livre, orientadas por profissional especializado, de forma a tirar o máximo proveito.
Oferecemos, também, relaxamento através de cromoterapia, aulas de dança, ginástica localizada, alongamento e caminhadas, aulas de tênis, salão de jogos, cinema e, ainda, várias opções de lazer como tênis de mesa, vôlei, videoquê, bingo, cinema e música ao vivo, entre outras.
Disponibilizamos uma “lan-house” com dois computadores para os hóspedes, anexo à recepção, além de sistema de internet, via “speed” nos quartos. Portanto, caso pretenda utilizar um laptop, nosso sistema de speed estará disponível. Disponibilizamos, também, o sistema de internet nas dependências do SPA, inclusive piscinas, quiosque, e demais, devendo seu laptop estar dotado de “weirelles” para utilização deste sistema.
Aproveite para melhorar ou até mesmo mudar seu estilo de vida priorizando sua saúde, cuidando de seu corpo e equilibrando sua mente, principalmente através da reeducação alimentar.
Temos certeza que sua permanência será agradável e seus objetivos alcançados.
Visando proporcionar aos nossos hóspedes uma forma de vida mais ativa e com saúde, apresentamos uma extensa programação de atividades, todas elas orientadas pela nossa Equipe de Educadores Físicos.

Estudando maneiras de aprimorar sua prestação de serviços com o intuito de melhor atender seus hóspedes e, primordialmente, sempre visando sua segurança, orientamos:

1- Todos os hóspedes que ficarem hospedados por mais de 4 (quatro) dias, caso pretendam praticar exercícios físicos, deverão apresentar atestado médico.
2- Referido documento deverá atestar que o hóspede está total ou parcialmente apto à prática de atividades físicas;
3- Estão desobrigados da apresentação de atestado médico, aqueles que permanecerem hospedados no Spa até 04 (quatro) dias objetivando tão somente o descanso e que não desejarem praticar atividades físicas;
4- Fica ressaltado que os hóspedes só estarão autorizados a praticar atividades físicas ou na água, sempre monitorados pelos professores de educação física.

Observação: agradecemos a compreensão de todos lembrando que tal medida visa o cuidado com a saúde para a proteção do bem mais valioso que possuímos: A VIDA.

terça-feira, 24 de março de 2009

Os benefícios da Shantala para os bebês

Para as mães que querem reforçar o vínculo com os seus bebês, a Shantala é uma ótima opção. Originada no sul da Índia, é uma massagem que, além de relaxar a criança, tem como objetivo integrar pais e filhos.

“Essa massagem faz parte da cultura indiana
É um ensinamento passado de geração para geração. A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Fréderick Leboier, na década de 70, após observar uma moça chamada Shantala massageando seu bebê de uma forma diferente. Ela escreveu um livro sobre o assunto e assim a técnica começou a se popularizar, explica a fisioterapeuta Cristina Guimarães.

Além de promover a integração entre os pais e suas crianças, a massagem é capaz de aliviar cólicas, regularizar o sono, equilibrar o desenvolvimento psicomotor, acalmar e eliminar tensões do bebê.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, a dica de livro é “Shantala, uma Arte Tradicional: Massagem para Bebês”, de Frederick Leboyer (Editora Ground)

Fonte: MBPress

segunda-feira, 23 de março de 2009

Pacotes especiais


SPA DAY (Relaxamento Total)
É um dia completo de tratamentos estéticos, que inclui: massagem facial + massagem corporal + gomagem + máscara hidratante corporal + reflexologia.
SPA CASAL
Ótima sugestão para presentear casais em datas especiais como Aniversário de Casamento e Lua-de-mel. Técnica de massagem, desenvolvida para trazer união e cumplicidade entre os casais. Inclui: Massagem a dois decorado com pétalas de rosas com duas terapeutas em ritmos sincronizados durante 1h + hidratação facial + Máscara Facial
SPA DO HOMEM
Este tratamento tem o propósito de deixar o homem mais bonito e com a pele saudável. Ideal para quem gosta de se cuidar. Inclui: limpeza de pele + massagem + Corte de cabelo (opcional).
SPA DIA DA FORMANDA
Pacote especial que inclui: Limpeza de pele + massagem relaxante + hidratação facial + Hidratação corpo dourado + esfoliação corporal + maquiagem + escova
SPA DIA DA NOIVA
É um pacote de tratamento que envolve: Limpeza de pele + Esfoliação com mel + Spa mãos de mel + Hidratação corpo dourado + Mascara facial + Massagem de pedras quentes. Para a acompanhante massagem corporal e mascara facial (opcional)

sexta-feira, 20 de março de 2009

A chave do shiatsu está nos dedos

A técnica de massagem chinesa denominada shiatsu pode ser traduzida literalmente por pressão no dedo. Ou seja, qualquer toque que a pessoa faz é um shiatsu. A massagem que leva esse nome funciona como um desbloqueador energético.

O terapeuta corporal Celso Okada, do Espaço Viver, em Fortaleza (CE), explica o processo: "Nosso corpo tem 12 meridianos, que são canais de energia que dão acesso a todos os órgãos. Com a pressão em determinados pontos, você acaba desbloqueando o fluxo energético, estimulando o re-equilíbrio corporal". São os mesmos meridianos trabalhados na acupuntura.

Celso Okada faz uma ressalva importante: "Nós não fazemos diagnósticos, nem promovemos a cura. Se percebemos que a pessoa está com algum distúrbio, encaminhamos para tratamento médico."

O shiatsu é recomendado para dores, estresse e tensão muscular. A sessão dura, em média, uma hora, e pode ser aplicada num colchonete, maca ou cadeira especial. As massagens são feitas com os polegares, dedos e palmas das mãos, sem qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo.


Fonte: Terra

quinta-feira, 19 de março de 2009

Atividades no SPA

As aulas de hidroginástica ocorreem piscinas, coberta (aquecida) e ao ar livre, orientadas por profissional especializado, de forma a tirar o máximo proveito. Oferecemos, também, relaxamento através de cromoterapia, aulas de dança, ginástica localizada, alongamento e caminhadas, aulas de tênis, salão de jogos, cinema e, ainda, várias opções de lazer como tênis de mesa, vôlei, videoquê, bingo, cinema e música ao vivo, entre outras.
Disponibilizamos uma “lan-house” com dois computadores para os hóspedes, anexo à recepção, além de sistema de internet, via “speed” nos quartos. Portanto, caso pretenda utilizar um laptop, nosso sistema de speed estará disponível. Disponibilizamos, também, o sistema de internet nas dependências do SPA, inclusive piscinas, quiosque, e demais, devendo seu laptop estar dotado de “weirelles” para utilização deste sistema.
Aproveite para melhorar ou até mesmo mudar seu estilo de vida priorizando sua saúde, cuidando de seu corpo e equilibrando sua mente, principalmente através da reeducação alimentar.
Temos certeza que sua permanência será agradável e seus objetivos alcançados.
Visando proporcionar aos nossos hóspedes uma forma de vida mais ativa e com saúde, apresentamos uma extensa programação de atividades, todas elas orientadas pela nossa Equipe de Educadores Físicos.
Estudando maneiras de aprimorar sua prestação de serviços com o intuito de melhor atender seus hóspedes e, primordialmente, sempre visando sua segurança, orientamos:
1- Todos os hóspedes que ficarem hospedados por mais de 4 (quatro) dias, caso pretendam praticar exercícios físicos, deverão apresentar atestado médico.
2- Referido documento deverá atestar que o hóspede está total ou parcialmente apto à prática de atividades físicas;
3- Estão desobrigados da apresentação de atestado médico, aqueles que permanecerem hospedados no Spa até 04 (quatro) dias objetivando tão somente o descanso e que não desejarem praticar atividades físicas;
4- Fica ressaltado que os hóspedes só estarão autorizados a praticar atividades físicas ou na água, sempre monitorados pelos professores de educação física.
Observação: agradecemos a compreensão de todos lembrando que tal medida visa o cuidado com a saúde para a proteção do bem mais valioso que possuímos: A VIDA.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Conheça a técnica do peeling de cristal

O tratamento utiliza cristais de hidróxido de alumínio para fazer uma microdermoabrasão da pele. Esse é um dos procedimentos estéticos mais realizados nos Estados Unidos e, pela sua simplicidade e rápida recuperação, é chamado de lunch peel (peeling na hora do almoço). Ou seja, a paciente pode retornar imediatamente às suas atividades.

A esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos microcristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais fina e macia.

Esse procedimento é realizado com o auxílio de um aparelho com sistema a vácuo que promove a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Esta reação abrasiva destrói a barreira externa da cútis, aumentando a penetração e potencializando a ação das medicações tópicas - tanto aquelas utilizadas pela paciente em casa, quanto àquelas aplicadas pelo dermatologista durante o próprio procedimento.

Após a avaliação da paciente, determina-se o número de sessões necessárias, que pode variar de três a 10, e o intervalo entre elas. A recomendação é de sempre iniciar com um peeling superficial e aumentar, progressivamente, a sua profundidade. Isso é definido de acordo com a pressão na pele exercida pelo médico.

São várias as indicações: tratamento de cicatrizes de acne, foto envelhecimento, manchas, estrias e rugas finas. Em alguns casos, pode-se associar a outros tratamentos, como laser, carboxiterapia, luz intensa pulsada, radiofreqüência, terapia fotodinâmica.

Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada, e em alguns casos, inchada. Nas primeiras 24 horas, pode, ainda, ficar escurecida e começar a descamar, eventualmente formando crostas que não devem ser retiradas para evitar manchas e cicatrizes.

Após o procedimento, use hidratantes, evite exposição solar direta durante o período recomendado pelo médico e use filtro solar para evitar hiperpigmentação (manchas). Evite fumar no dia do procedimento e não utilize antiinflamatórios para retirar a vermelhidão.

Antes de tudo, a pele é limpa e são protegidas as áreas próximas que não serão tratadas. Depois, o profissional desliza a lisa superfície do Hand Piece (extremidade de contato do aparelho, por onde passam os cristais) pela área a ser esfoliada. A técnica é praticamente indolor, não é invasiva e não necessita de nenhum tipo de anestesia.


Fonte: Revista Plástica & Beleza

terça-feira, 17 de março de 2009

Drenagem linfática


SIMONE SERPA

Com toque e compressão suaves e movimentos ritmados, a drenagem é um santo remédio para problemas circulatórios, que podem desencadear (entre inúmeras doenças) a temível celulite. Ok, isso você já deve saber... Acontece que, em se tratando de circulação, uma coisa leva a outra e por causa de seu comprometimento, as células da pele não somente tendem a acumular gordura como também a pressionar os vasos sanguíneos, provocando aqueles antiestéticos vasinhos. Como ninguém merece exibir essa dupla imperfeita, todos os especialistas de beleza (principalmente as dermatologistas) afirmam que t-o-d-a mulher deve se submeter a sessões de drenagem a vida inteira. Sim, o ideal seria que a massagem fizesse parte dos nossos rituais de cuidados.

De tão importante, quem imagina um tratamento contra celulite ou gordura localizada que não preveja sessões de drenagem linfática? E o mais interessante: “Apesar de toda a tecnologia, a melhor continua sendo a manual. Existem massagens mecânicas, como a feita por compressão pneumática, mas só as mãos humanas têm a sensibilidade e percebem quando e onde colocar a pressão ideal de acordo com a indicação do tratamento”, explica a fisioterapeuta Rosana Leite, da Clínica Linfocentro em Salvador (BA). A endocrinologista Silvia Bretz, do Rio de Janeiro (RJ), concorda: “Considero mãos bem preparadas o
melhor instrumento para executar uma boa drenagem linfática”.

Celulite e gordura localizada
Todas nós sabemos, porém não custa lembrar que a celulite nada mais é do que células com acúmulo de lipídios.

E a abominável gordura localizada é o excesso de células adiposas que se instalou em determinado local do corpo, claro que indesejado! “Ambas formam um conglomerado que dificulta a circulação sanguínea e linfática. Só que a linfa carrega o excesso de adiposidade do corpo. Uma de suas funções é justamente eliminar esse excedente e evitar que ele se acumule”, explica

Rosana Leite. Portanto, se a linfa não conseguir passar, desastre à vista: mais gordura vai se juntar naquele espaço. Aí é que entra a drenagem linfática. Com suas manobras estratégicas, ela vai massageando os capilares linfáticos para que eles possam absorver as macromoléculas e os resíduos celulares e conduzi-los para serem eliminados pelo organismo.

“Ao reduzir a congestão linfática, a técnica pode, inclusive, atenuar graus leves de celulite em algumas “Ao reduzir a congestão linfática, a técnica pode, inclusive, atenuar graus leves de celulite em algumas mulheres”, complementa Luiz Victor Carneiro Jr., cirurgião plástico e coordenador do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, Rio de Janeiro (RJ). Nesse tipo de tratamento estético a drenagem não atua sozinha: “É um método coadjuvante que faz parte de um imenso arsenal de procedimentos”, explica Silvia Bretz. Ela pode ser, por exemplo, auxiliada por ondas de ultra-som, que desestruturam as células gordurosas e facilitam o trabalho da drenagem.

Pós-operatório de cirurgias plásticas
O inchaço pós-operatório é proveniente do trauma cirúrgico causado pela mobilização de vísceras, camadas musculares e tecidos profundos.

A conseqüência é um processo inflamatório em que o corpo produz e retém maior quantidade de líquido.

Por isso a drenagem é tão importante nesse momento. “Ela torna mais rápida e eficiente a absorção dos edemas pós-operatórios, na medida em que promove a desobstrução dos gânglios e dutos linfáticos sobrecarregados pelo inchaço e, com isso, consegue-se acelerar a recuperação”, explica o cirurgião plástico Luiz Victor Jr.

O expert ainda alerta que o segredo do sucesso do tratamento está em não padronizar a indicação do procedimento: “Cada caso é um caso e existe o momento certo para cada paciente iniciar as massagens. No começo, as drenagens devem ser delicadas e comedidas, caso contrário pode haver agressão dos tecidos”.

A técnica é recomendada após quase todas as cirurgias, mas em dois tipos ela é praticamente indispensável: no pós-operatório do lifting cérvico-facial e na lipoaspiração.



Vasinhos e varizes
“Não há provas científicas de que a drenagem linfática atue na prevenção das varizes, mas com certeza minimiza seus sintomas”, garante o angiologista e cirurgião vascular Aquiles Tadashi, de Salvador (BA). Sinais esses que incomodam e muito! Primeiro porque doem, dão desconforto e câimbra. Segundo, porque são feios: como é o caso do inchaço. A fisioterapeuta Rosana concorda que a drenagem realmente é uma aliada poderosa contra os sintomas das varizes:

“Ela é fundamental no tratamento, pois ativa a circulação que está deficiente no local, deixa as células oxigenadas e os tecidos irrigados, reduzindo a retenção de líquido”.


Perda de medidas
A endocrinologista Silvia Bretz diz que a drenagem linfática é, sem dúvida, uma arma a favor do emagrecimento:

“As células de gordura armazenam dentro de si grande quantidade de líquidos. Essa massagem atua sobre elas e reduz a retenção desses últimos”. E sua eficiência não pára por aí: favorecendo a fluidez da linfa, a técnica permite a eliminação das toxinas orgânicas, como os radicais livres acumulados pela alimentação indevida (aquela que inclui, por exemplo, os engordativos embutidos, fast-food e gordura trans).

TPM
Tão conhecida e odiada pelas mulheres, a Tensão Pré-Menstrual encontra na drenagem uma inimiga de peso. Nesse período do ciclo menstrual, o hormônio predominante é a progesterona. É ela que provoca, entre outras, sensação de inchaço, peso nas pernas, aumento do volume e dor nas mamas e dores de cabeça, que podem ter origem no acúmulo de líquidos intracranianos.

Está comprovado que todos esses sintomas são extremamente aliviados pela drenagem linfática, já que ela estimula o sistema circulatório e evita que os líquidos fiquem retidos, causando desconforto e edema.



8 quesitos para uma drenagem bem-feita:
1- Ser completamente indolor e suave.
2- Ter movimentos sempre ritmados.
3- Promover pressão adequada. O sistema linfático superficial, que é o atingido pela drenagem manual, está logo abaixo da pele, portanto não é preciso força para estimulá-lo.
4- Ser feita em sentido unidirecional.
5- Começar de cima para baixo. Para o inchaço nos pés, por exemplo, a massagem parte dos gânglios para a virilha. É importante preparar e deixar livre o caminho em que o líquido vai precisar passar, depois de aliviada a retenção.
6- Iniciar da parte proximal para a distal do membro a ser drenado. Traduzindo, se o profissional vai drenar os pés até a região da virilha, ele deve começar deslocando a linfa da coxa até ela, depois do joelho para a coxa, em seguida da perna para o joelho e do pé para a perna, finalizando com movimentos ascendentes até a virilha.
7- Ser realizada por profissionais que conheçam a anatomia do sistema linfático.
8- Dar o maior bem-estar durante e após o tratamento.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A importância do alongamento muscular.


Por Inês Murbach


Muitos se esquecem dos benefícios desta prática. Para melhor entendê-lo e valorizá-lo, vou responder às perguntas que freqüentemente são feitas por atletas profissionais e amadores e praticantes de exercícios físicos.


O que é alongamento muscular?

Alongamento muscular é um processo referente ao aumento do comprimento muscular.
Como devem ser realizados os exercícios de alongamento?Os exercícios de alongamento podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos objetivos, da capacidade física e do nível de treinamento de quem o pratica. Por exemplo, um ginasta pode realizar alongamentos mais avançados do que os indivíduos que estão iniciando tais atividades para melhorar a saúde e a forma física.


Quando devemos nos alongar?

Sempre: ao se levantar, antes e depois da atividade física, antes e durante o trabalho, ou seja, a qualquer tempo e em qualquer lugar.


Existe diferença entre exercícios de alongamento para pessoas que não praticam esportes das pessoas que praticam?

Sim. Para desenvolver uma rotina específica de exercícios de alongamento, recomendo consultar um profissional qualificado na orientação desses exercícios, independentemente se a pessoa for ou não esportista. Essa orientação fará com que o resultado seja efetivo no treinamento da flexibilidade corporal, contribuindo para a prevenção de lesões articulares e musculares. Normalmente, o alongamento é feito diariamente, durante 15 minutos. Os exercícios de alongamento devem ser realizados sempre no inicio e término de qualquer atividade física.
Os fisioterapeutas recomendam que os exercícios de alongamento devam ser partes integrantes de qualquer treinamento, tanto na fase de aquecimento como durante o relaxamento, pois eles também contribuem para o relaxamento psicológico.


Além da flexibilidade e de maximizar os exercícios físicos, quais são os outros benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar?

Alguns dos benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar são:

ampliar o relaxamento físico e mental;

promover o desenvolvimento da propriocepção (consciência do próprio corpo);

reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos);

reduz o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento a irrigação sanguínea local;

reduz a irritabilidade (estresse);
reduz a gravidade da menstruação dolorosa (dismenorréia).

sexta-feira, 13 de março de 2009

Hidroginástica


Vantagens:
- Melhora dos níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares
- Aumento da circulação sangüínea e da resistência do sistema cardiorrespiratório
- Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum
– Quem faz hidroginástica melhora a flexibilidade das articulações.
Riscos:
- Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.
- Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso quase que elimina os impactos musculares e das articulações.
- Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto.
Observação:
-para calcular a sua frequência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 - idade = frequência cardíaca máxima (100%). Na dúvida, consulte um médico.
Período mínimo para fazer efeito- Para se perceber os benefícios da hidroginástica é preciso praticá-la, pelo menos, 3 vezes por semana, 45 minutos por dia, durante 3 meses.
- Para um melhor desempenho cardiovascular, a frequência desejada é entre 70% e 85%. Para queimar gordura e perder peso, a frequência cardíaca ideal é entre 55% e 70%.
Gasto calórico médio- De 260 a 400 kcal/hora
Quem deve fazer:
- A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la.
- Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. Pela mesma razão, muitos idosos procuram essa atividade para aumentar a força muscular.
- Indicado também para quem tem problemas de coluna e para gestantes, já que previne dores lombares e cervicais, aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e sua posterior recuperação.
Dicas do especialista:
Sempre encaixar o quadril e manter a postura ereta. Enquanto estiver se exercitando, manter todo o pé apoiado no chão e contrair o abdome. Além disso, é essencial que se mantenha a respiração contínua, sem bloqueá-la. Aumente a intensidade de acordo com o seu ritmo e evite comer uma hora antes de iniciar o exercício. Márcio Equi Coordenador de Natação e Hidroginástica.

Obs: pontuação relativa a 45 minutos de praticada Hidroginástica em ritmo moderado. A queima calórica depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.


Redação Terra.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Ambientes no SPA

O Natural SPA oferece a mais completa e prazerosa área de lazer. A piscina ao ar livre, com raia de 20 metros, hidromassagem, quadra de biribol e bar de apoio é um convite ao mergulho...
Para os dias mais frios e momentos de relaxamento, a piscina aquecida, coberta e envidraçada, com água totalmente esterilizada, sauna úmida integrada com acesso direto à hidromassagem e canhão de luzes para cromoterapia é uma agradável opção.
Sala de duchas, campo de futebol, quadra poliesportivas e de areia, pistas de cooper, bocha, salão de jogos, ginástica, musculação e home theather são outras opções para que sua estada seja divertida e inesquecível!