segunda-feira, 16 de março de 2009

A importância do alongamento muscular.


Por Inês Murbach


Muitos se esquecem dos benefícios desta prática. Para melhor entendê-lo e valorizá-lo, vou responder às perguntas que freqüentemente são feitas por atletas profissionais e amadores e praticantes de exercícios físicos.


O que é alongamento muscular?

Alongamento muscular é um processo referente ao aumento do comprimento muscular.
Como devem ser realizados os exercícios de alongamento?Os exercícios de alongamento podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos objetivos, da capacidade física e do nível de treinamento de quem o pratica. Por exemplo, um ginasta pode realizar alongamentos mais avançados do que os indivíduos que estão iniciando tais atividades para melhorar a saúde e a forma física.


Quando devemos nos alongar?

Sempre: ao se levantar, antes e depois da atividade física, antes e durante o trabalho, ou seja, a qualquer tempo e em qualquer lugar.


Existe diferença entre exercícios de alongamento para pessoas que não praticam esportes das pessoas que praticam?

Sim. Para desenvolver uma rotina específica de exercícios de alongamento, recomendo consultar um profissional qualificado na orientação desses exercícios, independentemente se a pessoa for ou não esportista. Essa orientação fará com que o resultado seja efetivo no treinamento da flexibilidade corporal, contribuindo para a prevenção de lesões articulares e musculares. Normalmente, o alongamento é feito diariamente, durante 15 minutos. Os exercícios de alongamento devem ser realizados sempre no inicio e término de qualquer atividade física.
Os fisioterapeutas recomendam que os exercícios de alongamento devam ser partes integrantes de qualquer treinamento, tanto na fase de aquecimento como durante o relaxamento, pois eles também contribuem para o relaxamento psicológico.


Além da flexibilidade e de maximizar os exercícios físicos, quais são os outros benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar?

Alguns dos benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar são:

ampliar o relaxamento físico e mental;

promover o desenvolvimento da propriocepção (consciência do próprio corpo);

reduz o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos);

reduz o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento a irrigação sanguínea local;

reduz a irritabilidade (estresse);
reduz a gravidade da menstruação dolorosa (dismenorréia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário