sexta-feira, 20 de março de 2009

A chave do shiatsu está nos dedos

A técnica de massagem chinesa denominada shiatsu pode ser traduzida literalmente por pressão no dedo. Ou seja, qualquer toque que a pessoa faz é um shiatsu. A massagem que leva esse nome funciona como um desbloqueador energético.

O terapeuta corporal Celso Okada, do Espaço Viver, em Fortaleza (CE), explica o processo: "Nosso corpo tem 12 meridianos, que são canais de energia que dão acesso a todos os órgãos. Com a pressão em determinados pontos, você acaba desbloqueando o fluxo energético, estimulando o re-equilíbrio corporal". São os mesmos meridianos trabalhados na acupuntura.

Celso Okada faz uma ressalva importante: "Nós não fazemos diagnósticos, nem promovemos a cura. Se percebemos que a pessoa está com algum distúrbio, encaminhamos para tratamento médico."

O shiatsu é recomendado para dores, estresse e tensão muscular. A sessão dura, em média, uma hora, e pode ser aplicada num colchonete, maca ou cadeira especial. As massagens são feitas com os polegares, dedos e palmas das mãos, sem qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário