terça-feira, 12 de maio de 2009

Vaidade em diferentes idades

Há muitas opções de tratamentos e cosméticos para prolongar a juventude e manter a pele saudável e bem cuidada. Por isso, antes que você faça a sua escolha, procure saber quais os produtos e procedimentos adequados a sua idade.
Abaixo damos uma "ajudinha", sinalizando a faixa etária e a etapa a ser executada, variando da proteção à recuperação.


A partir dos 15 anos: Proteção
É nessa fase que a mulher deve começar a se preocupar com os cuidados com sua pele. A providência mais importante é a limpeza. A obstrução dos poros se dá pelo acúmulo de oleosidade e poluição e transformam aqueles cravinhos, que já são feios, em acne. A limpeza deve ser diária e feita com um produto adequado ao tipo de pele, para que o efeito não seja contrário ao desejado.

Nessa idade ainda não se faz tão necessário o uso de tônicos e hidratantes diários, pois as células da pele costumam estar naturalmente hidratadas. A dica é hidratar de duas a três vezes por semana. Para as peles mais oleosas, recomenda-se um hidratante com formulação em gel. Se a pele apresentar uma tendência ao ressecamento - o que é bem raro na adolescência - prefira os cremes.

A partir dos 25 anos: Prevenção
Nessa idade a pele do rosto apresenta apenas um ou outro sinalzinho de expressão. Mas sua preocupação deve ser maior. Daqui para frente, a velocidade do processo de envelhecimento depende muito dos cuidados. Os três passos "limpeza/tonificação/hidratação" são obrigatórios e o uso do filtro solar torna-se indispensável.

A partir dos 25 anos, já são indicados tratamentos à base de alfa-hidróxiácidos (AHAs), para evitar que as marcas de expressão se aprofundem.


A partir dos 35 anos: Ataque
Por volta dos 30 anos, a produção de gordura e água pelas glândulas sebáceas começa a diminuir e as células da pele começam a ficar mais desidratadas. O ressecamento não provoca novas rugas, mas costuma acentuar as que existem e a deixar o rosto com um aspecto cansado.

O cosmético que merece maior atenção na hora da escolha é o hidratante. Os produtos ideais são aqueles que, além de impedir a evaporação da umidade natural da pele, ainda conseguem reter a umidade presente no ambiente. Preste atenção na composição, que deve ter colágeno, elastina e silicone.

Cremes à base de AHAs (alfa-hidroxiácidos) não devem ser descartados para combater as "ruguinhas" já existentes e garantir a renovação das células mortas.

Para essa idade, muitos especialistas recomendam também os peelings. Tanto o químico, feito com ácidos em concentrações mais elevadas do que as empregadas nos cremes de uso diário, quanto o superficial, indicado para manchas suaves, poros dilatados e sardas.

Aos 45 anos: Recuperação
A proximidade da menopausa e o desequilíbrio das taxas hormonais tornam a renovação celular mais lenta. A pele começa a perder espessura e apresenta uma tendência ainda maior ao ressecamento. A produção de colágeno e elastina, que dão elasticidade à pele, também cai e acentua a flacidez e as rugas, principalmente na região ao redor dos olhos e do sulco nasogeniano (que desce da base do nariz e segue paralelo aos lábios).

Apenas cremes e formulações à base de ácidos não devolvem a elasticidade à pele, mas quem fez uso deles nas etapas anteriores chegará a essa idade com a pele visivelmente melhor do que quem nunca se preocupou.

Além de todos os cuidados indicados anteriormente, nessa idade também prevalece a preocupação com o hidratante. E para quem achar necessário, recomenda-se o procedimento cirúrgico.



Fonte: Fiquelinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário