terça-feira, 26 de maio de 2009

Faça seu dia ter 25 horas

Quando o tempo parece curto demais para tantos compromissos, está na hora de administrar melhor sua vida. Especialistas ajudam você nessa tarefa - que é mais simples do que parece!

Você acorda e mal tem tempo para se arrumar. A família espera pelo café, o filho tem de ser levado à escola, o chefe reclama de qualquer atraso. O dia passa num piscar de olhos, tamanho o volume de atividades. A noite chega - e, com ela, tarefas como preparar o jantar, estudar para o curso... A verdade é que a vida não está fácil. Parece que a cada minuto você tem mais e mais obrigações. E nunca consegue dar conta!
Mas nada de se desesperar - há, sim, solução. Você só precisa organizar melhor o seu dia. "As pessoas não sabem administrar o tempo, se perdem em detalhes ou deixam para o dia seguinte, diz a terapeuta ocupacional Danielle Cutrim, de São Paulo. O consultor Christian Barbosa, também de São Paulo, vai mais longe: "As mulheres são as mais afetadas pela falta de tempo, pois não dizem não e são sobrecarregadas. Para se livrar do estresse, siga as dicas dos dois especialistas. E comece a ter horas de sobra para cuidar de você!

Aprenda a organizar melhor seu tempo!

Tenha objetivos Elabore metas.
Faça uma lista com todas as atividades a cumprir, desde o curso que começará na semana que vem, às roupas que precisa passar, o final de semana que deseja passar no NaturalSPA.

Planeje tudo
Com a lista das tarefas em mãos, organize um planejamento diário. Veja o que pode ser feito de manhã, à noite, durante o fim de semana...

Dê equilíbrio
É importante ter em mente que não adianta nada só pensar no trabalho e esquecer o lazer. Programe também uma ida ao salão, um barzinho com as amigas e assim por diante.

Use uma agenda
Não confie apenas na memória. Utilize uma agenda de papel ou um programa de computador. Ao visualizar todos os deveres, ficará mais fácil se planejar para realizá-las sem sofrimento.

Confira sua grana
Avalie como seu planejamento funcionará na prática. Isso significa que você deve ter certeza se terá dinheiro para fazer as atividades listadas. Se não, vá fazendo um pé-de-meia.

Não desperdice
Reduza hábitos que geram perda de tempo, como ficar horas e horas em frente à TV ou ao computador. Muitas vezes, você acaba desperdiçando parte do dia assim sem perceber.

Faça agora
Evite ao máximo deixar as coisas para o dia seguinte. Isso só atrapalha sua rotina sem falar na ansiedade que provoca. Cumpra o que prometeu com rigor. Afinal, é do seu próprio interesse.

Respeite a si mesma
Se você não gosta de acordar cedo, não adianta querer levantar às 5 da manhã para fazer ginástica. Adapte as atividades ao seu comportamento e não o contrário.

Reveja suas obrigações
Pense: é realmente necessário ir com sua amiga ao médico? Aprenda a dizer não quando achar necessário (e quando não tiver vontade de fazer algo). Você é mais importante!

Evite o estresse
Não deixe o nível de ansiedade ultrapassar os limites. Quando o estresse bater, encare como um sinalizador de que você deve rever suas prioridades.

Lembre dos amigos
Atenção a comentários como: Há quanto tempo que não te vejo!Se o excesso de obrigações está afastando você dos amigos, é hora de repensar sua administração do tempo.

Fonte: Mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário