segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Passos para emagrecer

passo 3: Controle do estímulo

O diário alimentar já te ajudou a identificar o que faz você comer mesmo quando não tem fome. Tem gente que come sempre que liga a tevê; ou porque não tem nada para fazer; outros exageram sempre que estão estudando para provas ou na véspera de entregar um trabalho. Agora, a idéia é tentar diminuir esses estímulos e fazer com que a alimentação seja realmente controlada pela fome. Veja como.

1. Escolha um lugar que seja usado única e exclusivamente para fazer suas refeições. Se tiver que ler ou estudar procure outro ambiente. Se estiver vendo televisão, por exemplo, e quiser uma maçã, desligue a TV, vá ao local onde você escolheu e coma a fruta lentamente.

2. Enquanto estiver comendo, não se dedique a qualquer atividade, especialmente aquelas que dão prazer. Desligue a televisão, não fale ao telefone, esqueça a revista. Ouvir música, só se não interferir na sua concentração.

3. Deixe um pouco de comida no prato. Com o tempo você vai perder o impulso de comer só porque precisa raspar o prato.

4. Estabeleça uma quantidade limite para aquela refeição. Divida em duas porções. Sirva-se da primeira e coma devagar. Só coloque a segunda no prato depois de terminar e se ainda estiver realmente com fome.

5. Evite comer diretamente do pote de doce, da travessa ou de outro recipiente. Sem colocar no prato, é difícil avaliar a quantidade e aí você continua comendo apenas porque o alimento está ali, disponível.

Fonte: BoaForma e NaturalSPA

Um comentário:

  1. Para enagrecer não basta só a alimentação, mudança de hábitos, tem também a parte psicológica preparar a mente para que seu corpo não sofra a abstinência alimentar.

    ResponderExcluir