terça-feira, 18 de agosto de 2009

Passos para emagrecer

passo 5: Mude o seu diálogo interno

Nosso comportamento é baseado em crenças adquiridas ao longo de toda a vida. Essas crenças nos guiam automaticamente, mesmo que nem sempre sejam verdadeiras. Se estiverem distorcidas, produzem comportamentos inadequados, sentimentos idem. Traduzindo: agimos de acordo com o que dizemos a nós mesmos, em uma espécie diálogo interno.

Quem está num programa de perda de peso tem muitas chances de sofrer distorções de pensamento, e isso acontece quase sem perceber. Aceitamos as leis do nosso raciocínio quase sem questionar, por causa das tais crenças. Para você entender melhor, tente lembrar o que vem à sua cabeça quando você resolve comer 1 único brigadeiro. "Pronto, estraguei a minha dieta". Sem nem pensar, você já está lá, se recriminado e acaba resolvendo a situação da pior maneira possível: devora todo o prato de doce. Depois vem a culpa, o arrependimento, a sensação de baixa auto-estima.

Conversa inteligente
No passo 2, você aprendeu a identificar os pensamentos e as situações que a levam a comer de forma indevida. No 4, aprendeu a ganhar tempo entre a vontade e a realização dessa vontade. Agora, vai aprender a observar e a questionar seus pensamentos.

- Primeiro, identifique os pensamentos que estão lhe conduzindo à comida:
"Comi mais bolachas do que deveria. Pronto, pus tudo a perder. Agora não adianta mais."

-Questione os seus próprios julgamentos, conversando consigo mesma.
"Será que está mesmo tudo perdido? Por causa de uma ou duas bolachas a mais, depois de dias fazendo tudo certinho?"

- Agora substitua os seus pensamentos por outros mais racionais.
"Se eu parar agora, certamente o prejuízo será muito pequeno. Se é que há algum. Ingeri algumas calorias a mais, nada além disso."
E pronto. Agora é só guardar o pacote de bolachas e papo encerrado. Veja agora outros exemplos de pensamentos destruidores que ocorrem frequentemente na cabeça de quem está tentando perder peso.

-Aprenda a defender-se deles!
"Está tudo perdido." Não, senhora. Você apenas ingeriu algumas calorias a mais. Se parar agora tudo continua OK.
"Perdido por um" Não é verdade ! Um bombom a mais, ingerido sem culpa, mas com responsabilidade, tem efeitos totalmente diferentes de uma caixa inteira engolida com culpa.
"Ou faz ou não faz" Uma coisa é a responsabilidade diante de uma orientação nutricional, outra é a idéia de tudo ou nada. Não é porque saiu da dieta por um final de semana que precisa desistir para sempre.
"Quer saber? Amanhã eu começo" Esta é uma das maiores armadilhas da procrastinação. Leva à culpa e a sensação de falta de controle.

Fonte: BoaForma e NaturalSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário