segunda-feira, 22 de junho de 2009

5 dicas para combater o estresse

1. Cuidado com os pés
Bateu perna o dia todo? Pense nos escalda-pés para descansar e reduzir inchaços. Eles relaxam, melhoram a circulação sanguínea e deixam os pés mais suaves. Você só precisa de um lugar confortável para se sentar e uma bacia com água morna para mergulhar os pés. Em apenas dez minutos já dá para relaxar. Colocar essências na água também ajuda. "Tea Tree, por exemplo, funciona como bactericida, lavanda e acalma os mais estressados. E hortelã refresca pés cansados", explica Luiz Fernando Pires Duran, especialista em massoterapia e estética corporal da clínica terapêutica Harmonya, no Rio de Janeiro.

2. Meditação
Meditar é uma maneira de escapar do turbilhão de pensamentos que enche a nossa cabeça e que parece nos cansar mais do que uma corrida de dez quilômetros. Há centenas de jeitos de fazer isso. Uma meditação para iniciantes: tranque-se num ambiente silencioso, sente-se com a coluna ereta e preste atenção à respiração, tentando limpar a mente. E limpar a mente nada mais é do que deixar os pensamentos passarem sem se prender a eles. Parece fácil, mas não é. "Comece com dez a quinze minutos. Aos poucos, você pode aumentar o tempo de prática, até atingir quarenta minutos", ensina o reumatologista e acupunturista Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (Abra).


3. Exercícios para alongar o corpo
Passar o dia todo com o bumbum pregado na cadeira pode provocar um enorme cansaço. "A circulação fica mais lenta, o que gera fadiga muscular", explica Robson Batista, fisioterapeuta e professor de educação física da Fórmula Academia, em São Paulo. Para "acordar" o corpo, alongue: alinhe os pés e mantenha a postura ereta; contraia o abdômen, estenda os braços para o alto e entrelace os dedos. Aí, é só espreguiçar em direção ao céu.


4. Medicina alternativa
O olfato pode nos afetar de diversas maneiras. Muitas vezes nos transportamos para outro lugar por causa de um cheiro que nos remete a alguma situação que ficou gravada na memória olfativa. Pesquisas mostram que as medicinas alternativas e complementares, como a aromaterapia, podem ser benéficas para casos de depressão leve e ansiedade. O uso de fragrâncias e óleos essenciais aliado a massagens pode prevenir doenças, infecções e indisposições. Alguns deles são considerados tradicionalmente energizantes, como o de alecrim e o de canela, outros, relaxantes, como os de capim-limão, lavanda e de jasmim. "O ideal é misturá-los num óleo de massagem como o óleo de amêndoas ou de semente de uvas antes de aplicar na pele", explica o clínico geral, acupunturista e especialista em medicina chinesa Alex Botsaris, do Rio de Janeiro.

5. Massagem terapêutica
Estresse e dor de cabeça têm tudo a ver. Quando você fica tensa, os músculos também ficam - e aí vem o incômodo que pode acabar com o melhor dos seus dias. Massagear a região temporal não é só um reflexo. Pressionar a região de fato ajuda a aliviar o problema. "A pressão, os movimentos rotatórios e até uns pequenos beliscões relaxam o local e não deixam que os impulsos de dor se espalhem", explica o acupunturista Alex Botsaris, autor do livro Medicina Complementar (Editora Nova Era).



Fonte: MdeMulher e NaturalSPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário