segunda-feira, 27 de julho de 2009

Passos para emagrecer

Passo 2: Monitoração do comportamento alimentar

Se você fosse fazer um determinado exame do coração, teria que permanecer de 24 a 48 horas com eletrodos no peito que, ligados a um aparelho, registrariam o comportamento do músculo cardíaco em todas as situações do seu dia. Aí, seria possível identificar quais os eventos que provocaram alterações importantes nos batimentos, por exemplo.

Para examinar o seu comportamento alimentar, o ideal seria adotar o mesmo método. Mas, como ainda não existe um aparelhinho capaz de fazer esse tipo de análise, você pode anotar de forma detalhada tudo o que comeu e em que condições. Era fome? O que sentiu ou pensou naquele momento? Quanto comeu? O que fez ou sentiu ou pensou logo depois de comer? A fome veio depois de algum acontecimento específico?

Nem todo mundo se sente à vontade para registrar essas emoções, pensamentos e sensações. Mas estudos mostram que esse simples hábito diminui em 10 a 20% o número de calorias que você está acostumada a ingerir. Além disso, permite que você conheça quais as situações que fazem com que você coma demais, ou seja, o que é que leva você a atacar a geladeira mesmo quando não tem fome.

A monitoração é, então, uma forma de autoconhecimento. Dá para reparar, por exemplo, em alguns hábitos que, de tão automáticos, passavam despercebidos. Por exemplo, que toda vez que você senta à frente do computador, saca aquele chocolatinho guardado na gaveta...

Anote tudo
Data
Hora
O que estava acontecendo?
O que pensavaou sentia
Era fome?
O que fez depois?

Agora é a sua vez. Marque suas experiências seguindo este modelo.

Fonte: BoaForma e NaturalSPA

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Passos para emagrecer

Passo 1: Comer lentamente

Comer muito depressa é uma das características mais delicadas do comportamento alimentar de quem quer emagrecer. Você sabia que quando ingerimos a comida devagar nos sentimos saciados com menos alimento? É que o cérebro leva cerca de 20 minutos para mandar embora a sensação de fome, não importa o quanto você tenha comido. Para diminuir a velocidade, considere as dicas a seguir:

1. Coloque pequenas quantidades de alimento no garfo. Deposite os talheres na borda do prato enquanto mastiga devagar.

2. Não coloque outro alimento na boca antes de engolir o primeiro bocado.

3. Saboreie o alimento. Quanto mais tempo a comida permanece em contato com as papilas gustativas (pequenas estruturas responsáveis pela percepção do gosto da comida), maior a sensação de prazer.

4. Use os cinco sentidos. Sinta o cheiro, o paladar, a textura e a temperatura do alimento. Esforce-se para diferenciar os ingredientes.

5. Faça uma pausa maior a cada 3 ou 4 garfadas. Preste atenção na sensação progressiva de saciedade que vai surgindo, perceba que a fome está indo embora.

6.Esqueça a regra de limpar o prato. Só coma enquanto estiver com fome e não porque ainda há comida servida.

7. Comece sua refeição pela salada, e faça desta etapa da refeição a mais tranqüila, apreciando cada garfada, sem pressa de chegar ao prato principal.
Se lhe parece difícil estabelecer o controle, é possível investir em treinamentos. Veja estes exemplos.

Treino 1 Escolha uma fruta de sua preferência e conte o tempo que demora para ingeri-la. No dia seguinte tente aumentar esse tempo: use garfo e faca, dê uma pausa entre os pedaços, mastigue mais. E vá tentando aumentar o tempo, dia após dia. Quanto mais devagar, menos você vai precisar comer para saciar sua fome.

Treino 2 Este exercício vai ajudá-la a sentir a diferença entre a fome de verdade e a vontade de comer provocada pela ansiedade. Escolha um dia tranqüilo para tomar um café da manhã como de costume. Aí, não coma mais nada, até que a sensação de fome comece a aparecer (em geral, de cinco a seis horas depois). O estômago contrai, vem uma leve fraqueza. Então, comece a se alimentar, mastigando cada bocado de vinte a vinte e cinco vezes, bem devagar. Faça pequenas pausas a cada dois minutos. Aí, preste atenção como a sensação de fome vai sumindo. Isso é que é a saciedade!

Fonte: BoaForma e NaturalSPA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Efeito platô: quando o ponteiro da balança emperra


Chega uma hora em que todos os esforços para emagrecer são em vão. É nesse momento que a luta contra os quilinhos indesejáveis se torna mais acirrada. Conheça duas armas infalíveis para combater o efeito platô, o maior vilão de todas as dietas. E também truques espertos, que vão ajudar nessa guerra.
por Carlos Amoedo

Preparada para a luta? Na guerra contra a gordura teimosa (e tão valente quanto você), não vai ter moleza. O inimigo é tinhoso e poderoso. A tentação da cervejinha do sábado? A indisposição de sair de casa e encarar a academia em uma noite fria? Não! O grande vilão na luta para perder peso é o seu próprio corpo. Às vezes, ele faz de tudo para dificultar seu sucesso. E, quando você estiver próxima de vencer a batalha, o danado pode sacar sua mais potente arma: o efeito platô. Por mais que você siga todas as regras para emagrecer, testadas e aprovadas pela ciência, em um determinado momento seu peso pode se estabilizar. Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando. Também não vale malhar em dobro. “Os estudos mostram que o platô pode acontecer em vários momentos durante o processo de emagrecimento”, diz Márcio Mancini, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para os Estudos da Obesidade.A saída para enfrentar cada episódio é criar uma estratégia diferente a fim de ludibriar o organismo. Nessa luta, vale jogar com algumas armas, combinadas ou não, como dieta, exercício e até medicamentos na tentativa de vencer a resistência do corpo ao emagrecimento. Por isso, é necessário que o processo seja bem orientado por um especialista. Uma das causas do problema é a genética implacável que nos programou para enfrentar a fome. O lado bom da história é que você nunca corre o risco de cair dura logo de cara, caso fique perdida em uma ilha deserta, sem nada para comer. “Ao longo da história, houve mais falta do que abundância de alimentos. Assim, nosso organismo aprendeu a estocar gordura ao perceber que a oferta de calorias é escassa”, diz Thiago Volpi.
.
Hormônio que engorda
Nesse boicote corporal contra a perda de peso existem vários hormônios que atuam sobre o metabolismo (processo da transformação das calorias em energia) e que defendem bravamente o organismo das privações. O principal deles é a leptina, produzida principalmente pelo tecido gorduroso. Como ela tem o poder de estimular no cérebro a sensação de saciedade, compromete o resultado da dieta caso deixe de atuar. Com a redução dos estoques de gordura e, consequentemente, com a baixa produção de leptina, capaz de interromper a comilança, a tendência é que você esteja sempre disposta a atacar brigadeiros, trufas e afi ns. Resultado: além de não emagrecer mais, pode recuperar os quilos perdidos. “O corpo sabe como in- terromper a queima de gordura e não faz nada para impedir o armazenamento da mesma”, diz Thiago Volpi. Como vencer esse desafi o? Persistindo na dieta. Com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis de leptina mais baixos e volta a dar sinais de saciedade mesmo que você coma moderadamente.
.
Para turbinar a malhação
O exercício também anda conspirando e não faz mais maravilhas pelo seu corpo? Você se acostumou ao estímulo a que vinha sendo submetida. O lado bom é que seus músculos responderam bem à malhação e pedem mais carga. O ponto negativo é que, se você não mudar o programa, os resultados param por aí. “O corpo se acostuma a qualquer tipo de movimento ou estímulo, por mais que você se esforce. Assim, é necessário criar alternativas para que a atividade física continue provocando mudanças positivas no seu visual”, diz Gustavo Pasqualotto, personal trainer da Performance com Saúde. Isso não signifi ca, necessariamente, trocar a musculação pela localizada ou aposentar a esteira e aderir ao body combat. Às vezes, basta fazer mudanças sutis naquele exercício (ou treino) que você tanto gosta. “Diminuir o tempo de descanso entre as séries, aumentar o peso, intercalar um exercício de pernas com uma sequência para costas ou, ainda, aumentar a inclinação da esteira. Na verdade, qualquer alteração ajuda a estimular o organismo”, diz Guilherme Arnone, professor de musculação da academia Cia. Athletica, em São Paulo.

Fonte: BoaForma e NaturalSPA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

8 motivos para você começar a malhar

O frio derruba qualquer tentativa de acordar mais cedo para praticar exercícios. Que tal ver o lado bom das coisas? Malhação no inverno traz muito mais benefícios

Bem-estar
Quando você pratica exercícios, a mudança de comportamento pode ser notada de imediato; o bom humor triplica e você sorri mais. Este estado de bem-estar traz inúmeros benéficios para sua saúde e também para o seu emocional. Por isso, drible esse frio, saia debaixo das cobertas e vá malhar. "A atividade física faz com que o organismo libere endorfinas, relacionadas à sensação de bem-estar que também são responsáveis pela redução da ansiedade e do estresse", afirma consultora de fitness da Contours, Fabianna Queiroz.

Um tempo só seu
Ninguém discorda que para sobreviver nos dias de hoje, não basta ser mulher, e sim Super-Mulher. São tantas responsabilidades que às vezes acabamos esquecendo das nossas necessidades. Separe pelo menos meia-hora do seu dia para praticar exercícios e durante ela, concentre-se na sua vida, no que você precisa fazer, no que você realmente quer... Esse contato com o seu 'eu' é uma forma de autoconhecimento e acredite, é neste tempo que podem surgir as melhores idéias ou até mesmo soluções para problemas do dia a dia.

Conhecer gente nova
Se você é do tipo mais agitada, gosta de conversar e leva uma vida social agitada, este é o melhor momento para se matricular na academia. Lá, além de malhar, você vai conhecer pessoas, interagir e se divertir. Malhar não vai ser apenas uma 'obrigação'.
Dica:Nesta época, as academias fazem diversas promoções para atrair mais clientes. Aproveite e economize!

Emagrecer
Perder peso é o atrativo mundial que leva as pessoas a malharem. Você ainda tem dúvidas de que seu corpo expulsa gordurinhas quando você malha?
Dica: Dê uma passada no shopping ou em loja de esportes e invista no visual fitness. Toda mulher adora roupas novas, e com elas, não há desculpa para sabotar os exercício!
Contagem regressiva para o verão
Contagem regressiva para o verão! Você tem cerca de 6 meses para conquistar aquele corpão antes de enfrentar o biquíni. É tempo suficente para afinar a cintura, modelar o bumbum e tonificar as coxas. Por tanto, esqueça o hábito de começar a frenquentar a academia só a partir de setembro. A hora é agora!

No frio, queimamos mais caloria
"O treinamento é mais vantajoso no inverno do que no verão por causa da reação do organismo. Para manter o corpo aquecido, o metabolismo trabalha de forma acelerada, e assim, queima mais calorias", afirma a consultora de fitness da Contours, Fabianna Queiroz. Quer motivos melhor para mexer esses músculos? Você malha a mesma coisa e emagrace mais!

A gula não vira um pecado
Mesmo que seu objetivo não seja emagrecer, provavelmente também não deve ser engordar, certo? Se você pertence a maioria das pessoas que adora comer e acaba passando dos limites no inverno, aderir a algum exercício é uma ótima idéia: você está liberada para aquele fondue com vinho ou outras delicias (mas tudo com moderação, hein?!)

O ar livre te espera
Já experimentou sair do trabalho e fazer uma caminhada no parque? É uma ótima pedida, pois você se distrai com o movimento e nem percebe o tempo passar. Fora que, neste tempinho, você não sua tanto como no verão e escapa daquele incômodo de ficar totalmente acabada depois da malhação.
.
Fonte: MdeMulher e NaturalSPA