sexta-feira, 3 de abril de 2009

A cura através da água

Se uma grande parte do corpo humano é composto por água, nada mais natural do que a procura da mesma para curar o organismo. Com propriedades curativas inigualáveis, a água é uma bênção para o corpo na medida em que rejuvenesce a pele e o organismo, alivia todo o tipo de dores, tonificando o corpo e tranquilizando músculos, pulmões, coração e estômago. Em adição, estimula e fortalece os sistemas digestivo, circulatório, imunológico e endócrino. As propriedades térmicas, físicas e químicas da água agem como um fio condutor das suas temperaturas quentes e frias e o corpo reage instintivamente a estes estímulos. O poder curativo da hidroterapia está assente em dois efeitos principais – o mecânico e o termal. A temperatura a que está a água quando aplicada depende do problema em questão e do tratamento escolhido para o curar. Em termos mecânicos, o corpo também reage de forma instintiva porque as características estáticas e dinâmicas da água permitem que sejam realizados movimentos sem forças gravitacionais reduzidas, ou seja, o corpo movimenta-se mais fácil e livremente dentro do que fora de água.

Quente vs. Fria
Na Hidroterapia, a água utilizada tanto pode ser quente, como fria ou então uma combinação das duas. Se, por um lado, o calor gerado por águas aquecidos acalma e relaxa o corpo, a frescura das águas geladas é o ideal para estimular e revigorar o organismo. A própria água pode ser aplicada no corpo de várias maneiras: imersões completas ou parciais, jactos de água, duches, massagens, movimentos realizados dentro de piscinas ou tanques, compressas ou inalações.

Quente vs. Fria
Na Hidroterapia, a água utilizada tanto pode ser quente, como fria ou então uma combinação das duas. Se, por um lado, o calor gerado por águas aquecidas acalma e relaxa o corpo, a frescura das águas geladas é o ideal para estimular e revigorar o organismo. A própria água pode ser aplicada no corpo de várias maneiras: imersões completas ou parciais, jactos de água, duchas, massagens, movimentos realizados dentro de piscinas ou tanques, compressas ou inalações.

Fonte: Bem Tratar

Nenhum comentário:

Postar um comentário